sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

77 anos atrás, 'invasão alienígena' à Terra assustava milhões de norte-americanos

A CBS (Columbia Broadcasting System) simulou nos Estados Unidos, em 30 de outubro de 1938, que a Terra estava sendo invadida por extraterrestres e gerou pânico em milhões de ouvintes. A dramatização, às vésperas do Halloween, teria chegado aos ouvidos de seis milhões de pessoas, algumas delas já se preparavam para deixar a cidade naquela noite, pois estavam crentes que centenas de marcianos chegavam em suas naves alienígenas à Grover's Mill. A transmissão feita pelo ator e cineasta Orson Welles, até então "desconhecido" do público e que mais tarde dirigiu o Cidadão Kane (1941), apontado pela mídia como um dos melhores filmes de todos os tempos, resultou na manchete do dia posterior do jornal novaiorquino Daily News: "Guerra falsa no rádio espalha terror pelos Estados Unidos".


A Guerra dos Mundos, escrita por H. G. Wells em 1898, precisou ser adaptada para o presente, ter o formato alterado, dando a impressão de estar sendo noticiada ao vivo, tudo extremamente convincente. A voz em pânico do locutor de rádio interrompeu a programação de música da CBS com um boletim de notícias relatando explosões estranhas no planeta Marte. Minutos depois, ouvia-se mais um relatório, dessa vez relatando o desembarque de marcianos na Grover's Mill. Reportagens externas, entrevistas com testemunhas que estariam vivenciando o acontecimento, opiniões de peritos e autoridades, efeitos sonoros, sons ambientes, gritos, supostos repórteres e comentaristas emocionados enquanto transmitiam. Os ouvintes eram acostumados à fórmula do radioteatro. Na semana anterior, o programa já havia apresentado adaptações de Drácula, A Ilha do Tesouro e A Volta ao Mundo em 80 Dias.



O que desencadeou a histeria coletiva, no entanto, foi que nem todos estavam ouvindo desde o início. A peça foi ao ar às 20h, os programas das 19h de rádios concorrentes ainda não haviam terminado, por isso a grande maioria não soube que aquilo era uma adaptação da obra de ficção especulativa de Herbert George Wells, já que perderam o começo da programação que dizia tratar-se de uma transmissão radiofônica. Curioso também que a história foi levada de Londres, cidade descrita no livro, para os Estados Unidos.

Linhas telefônicas foram sobrecarregas por pessoas apavoradas, houve aglomerações nas ruas, congestionamentos causados por ouvintes assustados tentando fugir do perigo. Teve paralisação em três cidades, principalmente às proximidades de Nova Jersey, onde Orson Welles ambientou sua história. "Estou pronta para deixar a cidade", anunciou uma mulher (com duas crianças, roupas e mantimentos) para os policias da 47ª delegacia de polícia de Nova Iorque, diz o jornal The New York Times do dia seguinte. E por hoje é só! Assista ao teaser do especial da PBS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário referente ao Post!